terça-feira, 23 de novembro de 2010

Opinião e resumo da obra "Diálogo das Compensadas", de João Aguiar

Nesta publicação irei resumir o livro ” Diálogo das Compensadas” de João Aguiar e dar a minha opinião sobre o mesmo.
A obra retrata uma história simples e actual, constituída por uma narrativa alternada com um diálogo, um romance do futuro com invocação ao passado. Trata de uma ordem religiosa, a Ordem de Santa Leucádia, que vende placas aceleradoras para computadores. Uma mistura de fragmentos de um livro (diálogos e passagens do livro escritas no novo português ressuscitado, i.e. , um português do futuro, repleto de estrangeirismos e de "calão") e narração expressa na mesma linguagem (onde o escritor ao analisar o livro dá explicações e justificações sobre o que está a fazer).
Descobrimos, ao longo da obra, que toda a história é o pano de fundo para uma intensa crítica à sociedade. O autor critica o facto de os maiores valores, ou seja, os mais importantes, serem maioritariamente os materiais, como o dinheiro, bom emprego, bom carro, boa vida, grandes festas, entre outros materialismos, enquanto os verdadeiros valores como o amor, a partilha e o bom senso são, cada vez mais, colocados de lado. Esta crítica insere também uma procura construtiva da preservação da língua portuguesa que se tem vindo a modificar, tornando-se numa mistura de estrangeirismos (prioritariamente ingleses) e língua portuguesa.
Todo o romance gira em torno de Cláudio, um jovem, da geração reality-show, do séc. XXI que vê tudo aquilo em que acredita ser destruído ao longo das suas conversas com a religiosa abadessa, não isenta de segredos, pondo tudo em causa, o que o leva a uma completa revisão e remodelação daquilo em que acreditava.
Este livro surpreendeu-me bastante, e pela positiva. A sua leitura é bastante agradável e envolvi-me especialmente na parte da crítica à sociedade, e à sua futilidade e materialismo excessivo. Gostei, também da interpretação de que o nosso futuro pode ser trágico, caso a globalização e modernização desenfreada não abrandem. Por ultimo, apreciei bastante a crescente modificação de Cláudio, que nos faz tomar consciência de que se quisermos, ainda há coisas que podem realmente mudar na nossa Sociedade e podemos parar/abrandar este crescimento exagerado da futilidade e materialismo existentes nos dias de hoje, bem como a desenfreada globalização e modernização em nos encontramos.

Sem comentários:

Enviar um comentário